Bagunça na cozinha, não!

Cozinha organizada

Final de semana a gente sempre passa mais tempo em casa e quando dá podemos nos inspirar e bancar o mestre cuca. O problema é que nem sempre a cozinha fica tão limpa e organizada como antes. Por isso é importante guardar os produtos e manter o ambiente sempre asseado e dificilmente você vá esquecer onde guardou aquela panela que era ótima para fazer uma pipoca. Confira algumas dicas que vão fazer sua cozinha ficar organizada em todos os momentos. Só depende de você não vacilar na organização:

Regra nº 1: Tirou, guardou!

Se você pegar um pote de açúcar, por exemplo,deve levá-lo de volta ao mesmo lugar. E nada de preguiça ao arrumar. Não acumular objetos soltos pelo ambiente também ajuda a manter a organização.

Regra nº 2: Armazene com lógica

Deixe próximo ao fogão os materiais e utensílios que costuma utilizar ao cozinhar, como o porta-temperos e as panelas. Mas não debaixo da pia,pois este é o ambiente mais sujeito à umidade, propício à formação de fungos e bactérias. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia.

APARTAMENTOS DE 2 DORMITÓRIOS NA ZONA OESTE DE SÃO PAULO. SAIBA MAIS AQUI

Regra nº 3: Nada de guardar talheres na primeira gaveta da pia

Esta deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo da comida, como facas, espátulas  e escumadeiras. Talheres para servir ficam no armário próximo à mesa e dentro do porta-talher.Senão, quem for arrumar a mesa acaba atrapalhando o cozinheiro.

Regra nº 4: Tudo o que estiver à vista é passível de sujeira

Frituras e gorduras se espalham pelo ar e acabam se juntando com a poluição, grudando em móveis e utensílios. Um bom exaustor ajuda. Utilize também utensílios para fritura.

Regra nº 5: Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar

Nada pior do que guardar os objetos provisoriamente. Se não é o local escolhido, provavelmente irá esquecer onde estão.

Regra nº 6: Preserve a circulação do ambiente

Móveis e objetos espalhados atravancam e atrapalham.

Regra nº 7: Abuse dos armários

É o melhor lugar para guardar pratos, copos e louças, por causa da higiene. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior (já que são mais pesados), indica Simone. E nada de colocar objetos diversos sobre a geladeira. No máximo, deixe alguns potes decorativos, alerta a designer de interiores. Se precisar, utilize um suporte ao lado geladeira com prateleiras extras.

 Curta a ZetaPlus no Facebook

Regra nº 8: Descarte o que for inútil e sem uso

Doe panelas, pratos e copos não utilizados. Além de ocupar espaço, atrapalham.

Regra nº 9: Ordene também a despensa

Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos no fundo do armário. Você pode usar miniprateleiras para ganhar mais espaço. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas,sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de fibra sintética (material lavável) ou em gavetex.

Regra nº 10: Agrupe e armazene a louça por material

Junte peças de cerâmica em uma prateleira e em outra, as de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil pegá-las na hora de preparar a mesa.

Fonte: OZ! – Organize sua Vida

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s