Bem-estar no seu dia começa dentro de casa.

Young woman lying down on sofa and listening music

Ter um bom dia não depende apenas das coisas que podem acontecer, mas também da maneira como a pessoa acorda. Esse momento, muito negligenciado devido aos afazeres do dia, pode influenciar – e muito – a maneira como tudo será encarado. A fisioterapeuta e acupunturista Renata Pudo afirma que uma boa noite de sono é uma das soluções para ter um dia produtivo e cheio de disposição e bem-estar, mas não é só isso.

Existem algumas práticas simples que são capazes de dar a energia necessária para “matar os leões” diários sem sofrer além do necessário e, por que não, até aproveitando um pouco mais o que há de positivo neles. A seguir você confere hábitos que podem melhorar a rotina, a qualidade de vida e a saúde.

1. Conhecer o próprio corpo

Saber os horários de pico e de menos energia ao longo do dia ajuda bastante na hora de economizar esforços desnecessários e de ter disposição após despertar. De acordo com Renata, perceber o ciclo circadiano, ou seja, saber se o indivíduo é do tipo “diurno” ou “noturno”, e buscar agir mais de acordo com esse ritmo próprio pode ser um bom começo. “Reconhecer o momento do dia em que a pessoa tem mais energia e direcionar as atividades para o momento do ápice de energia é um grande avanço”, afirma.

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2. Espreguiçar-se ao acordar

Com o pretexto de ter alguns minutos a mais de sono, muita gente coloca a famosa função “soneca” para funcionar e, depois que o tempo extra de sono passa, é comum acordar desesperado para não chegar atrasado aos compromissos do dia. O problema é que, diferentemente da cabeça, o corpo demora mais para despertar e esse “tranco” logo no começo da manhã poderá render lesões.

“Nos dez minutos de soneca, o importante é espreguiçar. Se a gente sair correndo, o corpo não acompanha. A nossa mente começa a funcionar muito rápido, mas o corpo tem outro timing”, afirma Renata. Segundo ela, o ideal é que, nos primeiros cinco minutos, a pessoa use o tempo para acordar e, nos outros cinco, para espreguiçar-se.

3. Agradecer pela vida

Pode parecer mera crendice, mas a especialista afirma que agradecer por ter acordado e ter gratidão pela vida como um todo ajuda bastante a começar o dia com bom humor. De acordo com Renata, várias filosofias, como o Budismo, já falaram sobre a importância dessa postura positiva e até a física quântica e a neurociência têm tratado desse tema, recentemente.

“A maioria das pessoas coloca a responsabilidade das coisas ruins nos outros, enquanto a responsabilidade sobre as coisas boas é delas. É como se sintonizassem um rádio que toca o dia todo e esse posicionamento vira um círculo vicioso. A vida fica muito mais difícil se a pessoa não começa o dia bem”, afirma. Agradecer seria, então, uma forma de sair da posição de vítima para ser protagonista, o que pode proporcionar bem mais energia para enfrentar os desafios.

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4. Tomar um bom café-da-manhã

Uma escolha bem comum entre as pessoas que costumam ter muito sono durante as manhãs é pular o café-da-manhã para dormir mais um pouco. No entanto, isso é um tiro no pé, já que, apesar de ganhar mais energia com os minutos a mais de descanso, o combustível diário será insuficiente. “Você não sai de carro com o tanque vazio, então também não deveria sair de casa sem tomar café-da-manhã”, diz Renata.

A fisioterapeuta e acupunturista diz ainda que não vale a pena apenas “tomar um café preto”, pois as energias não serão recarregadas tão facilmente. Além disso, para quem quer emagrecer, o tempo que se passa sem ingerir alimentos pode ser prejudicial. Isso porque, comendo mal e nas horas erradas, o metabolismo pode ficar mais lento e dificultar a perda de peso.

5. Criar um ritual para dormir melhor

A chave para ter uma manhã (e um dia inteiro) cheia de energia está também na noite de sono antes dela. Segundo Renata Pudo, é importante ter uma rotina noturna adequada ao seu perfil para não prejudicar o dia seguinte. Entre os hábitos que se deve ter à noite estão evitar televisão, computador ou celular logo antes de se deitar, tomar um banho quente para relaxar, não fazer exercícios pesados muito tarde e ler coisas leves. “É como se nós fôssemos um machado, que, de dia, cortasse a madeira e, de noite, fosse amolado. O sono é um momento de recuperação. Respeitar esse ciclo é o mais saudável”, diz.

Fonte: Exame

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