Dicas para suportar o calor durante a noite

camisolamolhada

O verão brasileiro é tipicamente quente. Em alguns anos, no entanto, o calor vem com mais intensidade e parece ser quase impossível sobreviver em qualquer ambiente sem um ar condicionado ligado.

2014 é um desses anos. Aliás, é o ano. O último mês de janeiro foi o mais quente desde 1943. Fevereiro, que mal começou, continua na mesma toada.

E, se é difícil aguentar de dia, à noite fica ainda pior, quando o abafado do clima não deixa ninguém dormir em paz. No dia seguinte, vem a moleza, a dor de cabeça e a falta de concentração por conta da privação do sono. E assim segue o ciclo.

O ideal é que todo adulto tenha de sete a oito horas de sono por noite. O excesso de sono e a falta dele são igualmente prejudiciais à saúde. Para aqueles que querem perder uns quilinhos, por exemplo, uma boa qualidade de sono é fundamental para que o corpo tenha sua função hormonal equilibrada.

Para conseguir dormir com um calor desses, confira alguns truques. Vale até deixar uma meia úmida (e obviamente lavada) na geladeira e usá-la na hora de se deitar. Os pés gelam, o corpo esfria e a noite fica mais leve:

  • Umedeça o pijama ou camisola e durma com ele assim, de preferência com um ventilador circulando o ar
  • Lençol umedecido também ajuda a refrescar.
  • Banho morno refresca e ajuda a relaxar
  • Meias úmidas + ventilador ajudam a refrescar os pés na hora de dormir.
  • Hidrate-se ao longo do dia e não apenas na hora de deitar, para não ficar com vontade de ir ao banheiro durante a madrugada.
  • Use roupas leves e frescas .

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  • Prefira lençóis de algodão e linho aos sintéticos, porque esquentam menos.
  • Deixe o quarto arejado durante o dia e, se possível, uma brecha na janela também à noite, para o ar circular.
  • Ar-condicionado: ele deve estar com o filtro limpo e funcionar em torno de 24 graus. Como resseca o ar, deixe uma bacia de água no quarto.
  • Ventilador é uma alternativa refrescante para os dias mais quentes. Evite que seja barulhento e que não fique virado direto para o corpo.
  • Travesseiro: é preciso que seja arejado e feito de material que evite a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, capazes de desencadear crises alérgicas.
  • Evite atividades que exijam muita concentração ou que elevem o nível de ansiedade (como filmes de ação ou suspense) perto do período de dormir.

cafe

  • Bebidas estimulantes como o chá verde e o café devem ser evitadas no período noturno.
  • Siga uma dieta balanceada e leve. Evite refeições muito calóricas à noite.

Fonte: iG

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