Como montar o seu próprio móvel

O móvel chega em casa e você já se desespera pensando em como fazer a montagem? Muita calma nessa hora. Afinal, tudo é uma questão de jeito e paciência. O mais importante é seguir os passos indicados pelo fabricante e fazer cada etapa da maneira correta. Conversamos com os profissionais da Meu Móvel de Madeira e reunimos abaixo 15 dicas essenciais para conseguir sucesso na montagem da peça. Confira a seguir:

1.PREPARE O AMBIENTE ANTES DE COMEÇAR: a montagem deve ser feita em um local plano e limpo. Para tanto, separe um canto da casa (espaçoso o suficiente para ser possível transitar ao redor do móvel) e aproveite as caixas do produto no momento de forrar o chão.

2. MONTE A PEÇA NO CÔMODO CERTO: o mais indicado é montar itens grandes (camas, armários e sofás, por exemplo) já nos devidos lugares, evitando arranhões durante o transporte.

3. RESERVE UM TEMPO PARA A MONTAGEM: tenha em mente que o processo dá trabalho e exigirá boa parte do seu dia. Se for a primeira vez que monta uma peça, calcule uma boa margem de erro em cima da estimativa de tempo que o fornecedor sugerir.

4. COMECE E TERMINE NO MESMO DIA: é melhor finalizar a montagem do móvel no mesmo dia, evitando a bagunça na casa e a possibilidade de as peças se perderem ou ficarem arranhadas.

5. TENHA CERTEZA DE QUE É POSSÍVEL MONTAR SOZINHO: alguns itens do mobiliário são complexos e exigem mais de uma pessoa durante a montagem. Analise o processo e, caso necessário, chame alguns amigos para ajudar.

6.CONFIRA AS PEÇAS DESCRITAS NA EMBALAGEM: certifique-se de que tudo está disponível e em perfeito estado (reclame o quanto antes caso não estejam). Isso garantirá mais segurança durante a montagem.

7. ENTENDA O MANUAL DO PRODUTO: as instruções que vêm na caixa precisam sim ser levadas a sério. Fique atento ao passo a passo e faça todo o percurso na ordem indicada pelo fabricante.

8. JUNTE AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS: a montagem só deve começar quando todo o material estiver separado. Mas cuide para não deixar nada espalhado pelos ambientes da casa.

9. CUIDADO AO APERTAR OS PARAFUSOS: o trabalho deve ser feito com precisão, de modo a evitar que o parafuso espane ou o produto estrague. Aperte somente até travar e, se já tiver prática na montagem, recorra a uma parafusadeira.

10. USE OS MATERIAIS CERTOS PARA CADA ETAPA: itens como parafusos têm buchas específicas, o que garante firmeza na hora de instalar armários, estantes e prateleiras. Evite comprar modelos incompatíveis.

11. CUIDE PARA NÃO SOBRAR PEÇAS: o móvel precisa estar firme no final da montagem e não ter nenhuma peça sobrando. Caso isso aconteça, releia todo o passo a passo e descubra onde errou.

12. FIQUE ATENTO COM A POSIÇÃO DE PORTAS E GAVETAS: móveis com tais compartimentos podem ficar desalinhados no final do processo. Identifique as falhas e alterne as gavetas de lugar para tentar resolver o problema.

13. CERTIFIQUE-SE DA INSTALAÇÃO DO MÓVEL: após finalizar os trabalhos, é hora de arrumar a peça no ambiente. Antes disso, no entanto, lembre-se de conferir se nada ficou torto. Use um nível para isso e capriche no resultado final.

14. CONFIRA A ALTURA IDEAL PARA A PEÇA: nunca fixe o móvel na parede sem ter certeza de qual é a melhor posição. Use uma fita métrica ou trena para fazer os ajustes e furos necessários.

15. GUARDE A DOCUMENTAÇÃO DO MÓVEL: é importante manter os documentos sempre por perto. Lembre-se de que o manual e o certificado de garantia podem ajudá-lo a resolver problemas futuros.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s