Cachorros podem sorrir, dizem especialistas

Alguns estudos indicam que animais que vivem próximos a humanos são capazes de abrir a boca, mostrar os dentes e fazer sons parecidos com uma risada; esse é o caso dos cães. Especialistas em neurociência dizem que as impressões que alguns donos de cachorros têm que seu animal está sorrindo podem ser verdadeiras, porém, não é um riso natural, e sim uma imitação dos donos mostrando os dentes.

Nos lobos, ancestrais dos cães, a expressão parecida com um sorriso indica nervosismo e até submissão a outro lobo da matilha. Os cães funcionam da mesma forma, e para mostrarem que aceitam uma posição subordinada, eles retraem o canto dos lábios e puxam a boca, o que reconhecemos como um sorriso. Na realidade, essa reação é um aviso de que o cão sabe onde deve ficar e não quer ocupar o lugar do líder da matilha.

  • RES. COTTI .APARTAMENTO PRONTO PARA MORAR. DESCONTOS DE ATÉ 20 MIL. SAIBA MAIS AQUI

O sorriso pode ser uma tática de interesses

Os cães possuem um grau muito grande de observação de seu ambiente e de diversas situações e, com isso, conseguem usar o sorriso em seu benefício. Por exemplo, se um dono vê que seu cachorro está sorrindo, automaticamente, ele pode ficar tocado com a situação e querer recompensar seu animal, dando-lhe algum alimento ou um carinhocomo prêmio. O cão percebe, então, que a realização do gesto submisso faz com que ele receba algo em troca.

É o mesmo que acontece quando o cão se deita com a barriga pra cima esperando carinho. Ele sabe que essa posição de submissão pode trazer algo positivo para ele e fica feliz ao receber os afagos. Vendo as vantagens com essas expressões e posições, a tendência é que eles continuem praticando o hábito.

Existe uma diferença entre o cachorro sorrir e mostrar que está ansioso

Prestar atenção nos sinais que seu cachorro dá é de extrema importância e, algumas vezes, uma expressão de sorriso pode mostrar um grau de ansiedade elevado no animal. A boca abrindo aos poucos, com as laterais levantadas, até pode parecer um sorriso, porém, o cão pode estar nervoso ou se sentir em perigo, sinais estes que são acompanhados de respiração ofegante e dentes batendo. Em situações assim, e se elas se repetirem com frequência, é necessário consultar o veterinário para saber qual tratamento é mais indicado para seu cão.

Cães podem usar expressões faciais para transmitir seus sentimentos

Além do riso, o cão costuma usar sua linguagem corporal para expressar alguns sentimentos.

A Universidade Azabu, localizada no Japão, conduziu uma pesquisa com 12 cães, de diferentes portes, para mostrar como os cachorros se sentiam perto de seus donos e quais expressões eles faziam em várias situações. Entre as expressões encontradas nos cães, estão:

  • Balançar o rabo quando encontram o dono;
  • Levantar a orelha ao ouvirem a voz do dono;
  • Demonstrar sentimentos de aborrecimento, frustração e incerteza movimentando as orelhas;
  • Mover a sobrancelha com mais frequência ao encontrar o dono;
  • Piscar e olhar para o lado para aliviar a tensão do encontro com outro cachorro;
  • Com os músculos faciais ativos e cheios de expressões, eles mostram que estão prontos para brincar (é o caso do riso);
  • Músculos relaxados demonstram segurança e vontade de descansar.
Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s