Posso usar FGTS para ficar um ano sem pagar financiamento?

prediosSP

Dúvida do internauta: Estou pagando um financiamento de imóvel e gostaria de usar meu FGTS para pagar as próximas 12 parcelas, de 470 reais. Tenho um saldo de 10 mil reais no fundo de garantia. É possível fazer isso? Se sim consigo ficar sem pagar as prestações pelos próximos 12 meses? Gostaria de deixar meu orçamento livre durante esse período para pagar outras dívidas.

Resposta de Marcelo Prata*:

Na realidade, você consegue quase isso. O FGTS pode ser utilizado para pagar até o limite de 12 prestações, no entanto, não pode exceder 80% do valor total da parcela.

No seu caso, o valor total das 12 prestações, considerando que elas serão iguais nos próximos 12 meses, é de 5.640 reais (470 reais x 12 meses). O valor máximo do FGTS que conseguiria utilizar é de 80% desse total, ou seja, 4.512 reais.

Na prática, durante os 12 meses, sua prestação mensal cairia de 470 reais para 94 reais. Caso essa diferença ajude você a pagar as outras dívidas, sem dúvida é uma boa saída.

*Marcelo Prata é presidente da Associação Brasileira dos Correspondentes de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi).

  • RES. COTTI . APARTAMENTO PRONTO PARA MORAR. DESCONTOS DE ATÉ 20 MIL. SAIBA MAIS AQUI

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s