Hoje é dia do sorvete!

Não tem nada mais gostoso que tomar sorvete, mas você já parou para pensar onde surgiu essa delícia? A sobremesa foi inventada há mais de três mil anos, na China. Os chineses misturavam neve, mel e suco de frutas. Sim, a neve deixava a receita mais macia e também geladinha.

História do Sorvete

 

Marco Polo, em uma de suas viagens para o Oriente, descobriu o gelado e, na volta, levou consigo o quitute para a Itália. O grande desbravador mudou um pouco o jeito de fazer a receita.Resolveu colocar leite na mistura, deixando a massa mais consistente e saborosa. O sorvete fez o maior sucesso na Europa e foi se espalhando por vários países, entre eles, a França, onde surgiu a primeira sorveteria, em 1660.

Com o tempo a sobremesa viajou para outros lugares até chegar na América. Em 1851, o leiteiro Jacob Fussel abriu, nos Estados Unidos, a primeira fábrica de sorvetes. Nessa mesma época, um navio com mais de 270 toneladas de gelo chegou ao Brasil. Dois comerciantes compraram a carga e resolveram produzir sorvete com esse gelo. Misturavam frutas exóticas como pitanga, jabuticaba e manga, na massa e todo mundo amou.


O sorvete de casquinha é um dos mais queridinhos, se o assunto é doce. Essa tradição começou quando um sorveteiro percebeu que todos os pratos tinham acabado e não sabia onde servir. Muito esperto, ele pegou pedacinhos de waffles e colocou o sorvete em cima. As pessoas adoraram a ideia e depois desse dia passaram a vender o gelado na casquinha.
Já o picolé foi inventado por um menino, na Itália. Você sabia? Em uma noite de inverno, ele esqueceu no jardim de sua casa um copo com suco de frutas com uma colher dentro. No dia seguinte, percebeu que era possível tomar o suco congelado. A receita deu tão certo que trocou a colher por um palito e, assim, criou o picolé. Agora que você já sabe qual é a história do sorvete conte para a gente qual é o seu sabor favorito.

 

Benefícios que ele traz

 

Do ponto de vista nutricional, o sorvete é também um excelente complemento alimentar e possui alto valor nutritivo. A razão para isso é que ele contém proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal,vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada. Por ter alto teor calórico e proteico, ele igualmente contribui na síntese de proteínas e ainda age como fonte de energia.

“Além de ser um alimento nutritivo, que confere sensação de prazer ao consumidor por ser um alimento gostoso e refrescante, se adicionado de ingredientes funcionais, como os probióticos e prebióticos, também gera efeitos benéficos à saúde”, afirma Márcia Rapacci, professora do curso de Engenharia de Alimentos da Pontifícia Universidade do Paraná (PUC-PR).

 

A responsável pela produção da nova linha de sorvetes do Empório Santa Maria (SP), Andressa Ramos explica que os sorbets de frutas são feitos à base de frutas naturais e água, e são uma opção de sobremesa saborosa, e de baixa caloria. “E mesmo os nossos sorvetes à base de leite são feitos com o tipo magro, uma boa fonte de cálcio”, diz.

Como consumir

Os sorvetes de frutas são mais saudáveis e menos calóricos (média de 120 kcal/ 100 g) e os de creme e chocolate são os mais calóricos (média de 260 kcal/ 100 g). “Podemos dizer que sorvete cremoso à base de leite é mais calórico porque possui maior teor de gordura, porque é ela que contribui para a cremosidade e a menor sensação de gelado ou frio. Os sorvetes à base de polpa de fruta não possuem gordura (creme de leite) e, portanto, são menos calóricos, mas possuem maior sensação de gelado”, explica a especialista Márcia.

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s